- (61)99510-1163
- Luminyoralstudio@gmail.com
- Seg - Sex Das 08 às 18h
- Sábado com horário marcado
O Bruxismo é uma disfunção dental que afeta diversos brasileiros. Sendo que o problema pode acontecer por causa de estresse ou de fatores genéticos. Para evitar o desgaste contínuo do tecido gengival e dos dentes devido ao ranger, é necessário buscar um especialista para utilizar a placa para bruxismo.
Nesse sentido, é necessário ressaltar que a placa é um dispositivo fundamental para evitar o desgaste dos dentes e outros contratempos em sua estrutura. Ela deve ser utilizada corretamente para que o resultado seja satisfatório. Continue a leitura para saber por que a placa de bruxismo é indicada!
A placa para bruxismo também é conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante. Ela é criada sob medida para cada pessoa e serve para proteger a arcada dentária. Saiba que ela pode ser feita de acrílico, um material rígido e capaz de se encaixar em seus dentes.
Existe também uma opção de silicone, mais macia. No entanto, é indicada para poucos casos, uma vez que o material pode ser danificado com o apertamento ou com a força aplicada ao ranger os dentes.
A placa pode ser utilizada tanto na parte do dia quanto da noite. A recomendação será feita pelo dentista. O tempo de uso varia conforme a necessidade de cada paciente e as características do bruxismo apresentadas. Algumas pessoas apresentam movimentos involuntários apenas na parte da noite, outras já os apresentam durante o dia.
Com a utilização do aparelho, os dentes não ficam em contato. Logo, o atrito e o desgaste são reduzidos. Além do mais, a placa de bruxismo diminui as movimentações involuntárias e ajuda na diminuição das dores, além de evitar maiores problemas na articulação temporomandibular.
Uma das principais características da placa de bruxismo é o material com que ela é produzida. Como já foi mencionado, ela pode ser de acrílico ou de silicone. É feita de forma personalizada, assim, o especialista deverá avaliar suas necessidades para estabelecer quais devem ser as características da placa, como o material e a espessura.
Para isso é feito um molde das arcadas dentárias, para que a placa seja criada conforme o formato dos dentes e se encaixe corretamente na mordida. Após essa etapa, ela deve ser enviada para o laboratório responsável pela confecção da placa.
Saiba que é essencial que o dispositivo se encaixe corretamente. Caso isso não ocorra, a placa poderá ocasionar desconforto, bem como prejuízos à arcada dentária e aos ossos da face, já que haverá uma sobrecarga na região. Dessa forma, é preciso contar com um profissional capacitado e preparado.
A placa é recomendada por diversos especialistas porque os resultados são satisfatórios, e ela é capaz de solucionar diversos problemas ocasionados pelo bruxismo. Quando o problema não é tratado, você pode sentir dor na mandíbula, dificuldade em movimentar a boca, dificuldade no processo mastigatório e dor de cabeça, no pescoço e nos ombros, além de dificuldade de concentração e alterações no humor.
É perceptível que o bruxismo pode alterar a qualidade de vida de qualquer pessoa. Entretanto, diversos desses problemas podem ser solucionados por meio da utilização da placa. Ela é indicada para evitar o ranger dos dentes ao dormir, assim como o apertamento. Além disso, minimiza a sensibilidade dentária, reduz o desgaste na articulação e diminui a perda óssea por desgaste.